Um olho, ou Nenue



Há tempos as figuras de barbantes mais populares no Havaí são aquelas que mostram aberturas simples em uma forma simples de diamante, que são chamados pelas crianças "um olho", "dois olhos", etc. - um nome evidentemente derivado da palavra havaiana maka que significa "olho" e "malha de uma rede". Crianças de todas as raças começam no primeiro ano da escola com a forma de "dois olhos" e se consideram especialistas quando elas podem fazer todas as formas de "um olho" até a de "seis-olhos”.

Um olho, ou Nenue

1. Comece com o barbante no polegar e no mínimo esquerdo. Passe o polegar direito dentro do barbante pendurado do lado distal, gire o polegar direito em direção ao corpo e para cima. A seguir passe o mínimo direito do lado proximal na volta do polegar direito e estenda. O barbante está então na Posição 1 mas com o barbante cruzado no centro da figura. O barbante do mínimo direito para o polegar esquerdo passa sobre o barbante do polegar direito para o mínimo esquerdo.

2. Abertura A.

3. Libere os polegares. Passe os polegares sobre os barbantes dos indicadores e pegue o barbante radial do mínimo.


Canção
Pulehu ka nenue.
Ko'ala ka nenue.

Quando cantar, balance as mãos para que, com uma única linha, uma das extremidades da figura esteja mais alta, com a outra linha, do outro lado.

Fonte: String Figures from Hawaii - Lyle A. Dickey

Nenhum comentário:

Postar um comentário