A técnica da mente ativa (TMA)



Ajude-se com mente ativa

Formato básico

1. Escolha um problema físico, emocional ou mental para trabalhar.
2. Traga as duas mãos juntas com as pontas dos dedos tocando-se.
3. Faça a seguinte afirmação, em voz alta ou silenciosamente: “Eu tenho um problema que pode mudar; quero que esse problema vá embora.”
4. Com dois ou três dedos bata de leve estes pontos sete vezes cada: o centro de seu peito; a área externa entre o dedão e o dedo indicador de ambas as mãos; o osso da base do seu pescoço.
5. Inale com sua atenção focada no topo de sua cabeça; exale com sua atenção nos seus dedos dos pés.
6. Sintomas podem mudar em intensidade, localização ou tipo. Repita os passos acima para benefício contínuo.

O que é isto?

A Técnica da mente ativa, ou TMA é um método seguro, fácil, rápido e efetivo de cura baseado em uma mistura especial de palavras, toques, respiração e algumas vezes imaginação. Foi imaginado de tal modo que a maioria das pessoas podem usar nelas mesmas para ajudar a acalmar muitas condições na maioria das vezes em menos de uma hora. Também pode ser usado em combinação com outros tratamentos para ajudar todas as pessoas em todas as condições em diversas ocasiões.

Toda cura vem de dentro. TMA por si só não cura nada, mas ajuda a preparar a mente e o corpo para que a cura possa acontecer mais facilmente. Foi provada efetivamente como uma ajuda na cura de uma larga variedade de condições físicas, emocionais e mentais, e tem sido testado em situações diferentes todo dia por uma equipe internacional de orientadores.

TMA pode ser usado sozinho, ou pode ser combinado com qualquer outro método de cura convencional, alternativo ou complementar. Pode ser usado por crianças tanto quanto por adultos, e tem sido usado com sucesso na cura de animais.

A técnica da mente ativa é simples de aprender e usar. Você não terá necessidade de aceitar qualquer sistema de crenças ou filosofia para que ela funcione e, na verdade, funcionará mesmo se você não acreditar nela. Entretanto, uma atitude negativa ativa diminuirá seus efeitos. Você pode usá-la para você e partilhar com sua família, amigos e com aqueles que precisarem.

Como ela funciona?

A eficácia da Técnica da mente ativa é baseada na teoria de que todo problema físico, emocional e mental é devido a um excesso de tensão no corpo. A teoria propõe que a tensão acumula em camadas, com pontos focais que produzem sintomas específicos. A cura tem efeito quando as camadas de tensão são relaxadas.

De acordo com esta mesma teoria, quando o corpo está em um estado de tensão dinâmica – uma onda – como ciclo de tensão e relaxamento – o corpo imediatamente e automaticamente dirige-se para uma situação de cura onde quer que uma situação incomum de estresse é encontrada. Quanto mais o estado dinâmico é mantido, mais rápida é a cura. Durante este mesmo estado a mente também se recupera rapidamente do estresse, e os transtornos emocionais são temporários e moderados.

Se o corpo entra em um estado de tensão estática – uma parede – em construção circular de resistência crescente – então a resposta à cura é inibida, permitindo doença e disfunção, confusão e pensamento negativo, ou raiva ou medo aflorarão. Qualquer método que ajude o corpo a mover de um estado de tensão estática para um estado dinâmico aliviará ou estimulará uma resposta de cura natural pelo corpo.

Você não tem que aceitar a teoria para fazer uso efetivo da mente ativa.

Por que funciona?

Cada segmento da técnica da mente ativa é uma técnica separada de cura. Enquanto a fonte específica dessas técnicas parece ser da antiga tradição havaiana, técnicas similares são encontradas em outras partes do mundo. É o efeito combinado e cumulativo dessas técnicas juntas que produz os resultados rápidos e agradáveis da TMA.

A posição da mão

A técnica da mente ativa começa trazendo as duas mãos juntas com somente as pontas dos dedos tocando-se, como se segurando um globo. Esta é uma posição usada em alguns tipos de meditação para relaxamento induzido. Também tem o benefício de servir como um sinal subconsciente de que um processo de cura está para começar. Na prática, a posição da mão é mantida durante o processo exceto durante o segmento de toque.

A afirmação

A afirmação básica da mente ativa compõe-se de três partes, não é nem uma afirmação nem uma solicitação. É, ao contrário, um reconhecimento do problema, uma declaração de expectativa e, uma diretiva específica. Vamos analisar a afirmação básica desta maneira:

“Eu tenho um problema...” Este é um reconhecimento de que um problema existe. Funciona melhor se o problema é claramente definido em termos de sintomas, intensidade, sensação e localização. Mesmo um simples reconhecimento frequentemente inicia um processo de relaxamento.

“... e que pode mudar.” Esta é uma declaração de expectativa de que o problema não é permanente e que o alívio é possível, também uma ideia de relaxamento.

“Eu quero que o problema vá embora”. Isto é uma diretiva. Se você quer pensar como isto sendo direcionado para o corpo, o subconsciente, o cérebro, ou qualquer outra coisa não faz nenhuma diferença. Quando você fala tal diretiva para você, ela começa a tomar efeito em algum grau. Esta diretiva básica foi escolhida porque funciona para maioria das pessoas na maior parte do tempo.

Qualquer parte da afirmação pode ser modificada para produzir um efeito melhor. O que se segue ajuda a potencializar o efeito.

O Toque

Tocar o corpo em qualquer lugar estimula uma resposta energética que afeta todo o sistema físico, mental e emocional. Tocar o corpo em certos locais de certas maneiras pode evocar uma resposta específica que está energizando e relaxando ao mesmo tempo.
Mente ativa usa quatro áreas específicas do corpo para a técnica do segmento do toque na seguinte sequência:

1. A área do Timo no centro do peito. Tocar esta área em certas ocasiões é conhecido por ajudar a aliviar a ansiedade, relaxar o peito, os músculos dos pulmões, e estimular o sistema imunológico.
2. O ponto Hoku em ambas as mãos. Bem conhecido na acupuntura chinesa, estes pontos são frequentemente estimulados para alívio de dor de cabeça, e são considerados por alguns por terem um efeito revitalizador no corpo todo. Eles estão localizados na área onde as linhas que seguem as laterais dos polegares e o primeiro dedo interceptam-se.
3. A sétima vértebra cervical (a corcunda ossuda no topo da espinha / base do pescoço). Usada no trabalho de corpo havaiano, a estimulação desta área é considerada como tendo um efeito revitalizante e relaxante no corpo superior, espinha e, área pélvica.

Vários outros pontos ou áreas podem ser usados, mas estes têm a vantagem de cobrir a frente, lados, e costas do corpo, bem como ser de fácil acesso. Cada um deles é altamente efetivo quando usado sozinho, e ainda mais quando em conjunto. Só é necessário tocar a área toda dos pontos mencionados para obter-se o efeito apropriado.

Massagem ou pressão forte não é necessária.

Quatro métodos de toque são geralmente usados na técnica da mente ativa:

1. Batidas fracas.
2. Vibrações suaves.
3. Contato prolongado (com leve pressão).
4. Contato prolongado com canto.

Cada forma de toque é mantida com uma contagem de sete, não por razões esotéricas, mas porque é um ritmo fácil de lembrar, e nem é tão longo nem tão curto.

A respiração

A técnica da mente ativa é concluída com um tipo especial de respiração chamada “piko-piko” em havaiano. Este tipo de respiração consiste em inalar com a atenção em um ponto, neste caso o topo da cabeça, e exalar com a atenção em um segundo ponto, neste caso os dedos dos pés. O conceito é que isto produz uma onda de energia entre estes dois pontos, mas em qualquer caso o efeito é relaxante e vitalizante.

A série

Cada sequência de Afirmação, Toque e Respiração é chamada de série. Após cada série você verifica como estão os sintomas e para, repete ou muda o processo (usualmente mudando a afirmação) se a natureza ou localização do sintoma mudou.

Imaginação

Imaginação simbólica pode ser adicionada à técnica da mente ativa com bons resultados. O processo simplesmente consiste em transladar o sintoma em um símbolo na mente. Quando isto é feito é chamado “chave simbólica” (symkey) e usualmente pretende abrir uma “fechadura emocional” (emlock) que ocorre quando a resistência emocional inibe o processo de cura e as palavras não são efetivas. Quando uma chave simbólica é usada é colocada após a afirmação e antes do toque.

Para muitas pessoas, simplesmente imaginar como o sintoma se parece produzirá um símbolo com o qual se pode trabalhar. Por exemplo: “Sinto-me como uma faca”; “Sinto como se estivesse me afogando”; “Sinto como se alguém estivesse me chacoalhando”, etc...

A maneira de se trabalhar com o símbolo é mudar um símbolo negativo em um positivo com a imaginação. Usando os exemplos acima, alguém poderia imaginar-se puxando a faca e jogando-a longe; ser salvo por um salva-vidas; ou sacudir as mãos deixando ir embora. A ideia é mudar o símbolo de alguma forma a fim de que a experiência e o sintoma sejam modificados e a condição melhore. A experiência tem mostrado que uma série de três é muito mais benéfica.

Para aqueles que têm dificuldade em transformar em símbolo, é possível criar um símbolo fazendo-se uma série de perguntas:

“Se este sintoma tivesse uma forma, qual seria?”; “Se este sintoma tivesse uma cor, qual poderia ser?; “Se este sintoma tivesse peso, qual poderia ser?”

O próximo passo poderia ser ter um amigo imaginário, anjo, ou outro ajudante próximo do corpo e remover este símbolo com sua forma específica, cor e peso. Ajuda a descrever como se estivesse acontecendo. Novamente, uma repetição de três vezes parece melhorar o efeito.

Variações

Possíveis variações das afirmações usadas na técnica da mente ativa são infindáveis. As ideias seguintes foram tentadas e testadas com bons resultados. Em todos os casos as afirmações foram seguidas de toque e respiração.

Afirmações de sentimentos

O mais específico é melhor. Exemplos:
“Eu sinto dor na terceira junta do meu dedo mínimo...”
“Eu sinto medo/ansiedade em meu peito...”
“Eu sinto raiva no meu estômago...”
“Eu sinto uma necessidade de comer quando assisto à televisão...”

Neste caso a diretiva torna-se: “Eu quero que este sentimento vá embora”.

Afirmações de pensamentos

Estas são úteis para lidar com consequências relacionadas ao passado ou futuro. Exemplos:

“Quando eu penso o que aconteceu...”
“Quando eu penso em fazer um discurso...”

Afirmações de poder

Isto se refere a sentenças que se parecem com afirmações e que tem a pretensão de reforçar ou criar um comportamento positivo, mais do que resolver o problema. São muito efetivas após o uso do TMA para resolver quaisquer consequências relacionadas ao físico, mental ou emocional. Exemplos: “Eu tenho o poder de falar em frente de pessoas sem ficar nervoso, sim eu tenho. Faça acontecer, faça assim!”

“Meu corpo sabe como se livrar da minha gordura em excesso, sim sabe, e meu corpo está começando a fazer isso agora!”

O tonificador da mente ativa

Isto é útil para o alívio de tensões gerais de manhã, ao entardecer, ou quando preciso.

Use a posição da mão para começar e siga cada sentença com o toque e a respiração.

“Pode haver medo, ansiedade, preocupação ou dúvida em meu corpo e em minha mente, e isto pode mudar. Eu quero que todos esses problemas vão embora.”
“Pode haver raiva, ressentimento, infelicidade ou culpa em meu corpo e em minha mente, e isto pode mudar. Eu quero que todos esses problemas vão embora.”
“Há amor e paz, harmonia e felicidade em algum lugar em meu corpo e em minha mente, e isto é bom. Eu quero que estes sentimentos cresçam e se espalhem.”
“Há poder, força, saúde e vitalidade em algum lugar do meu corpo e em minha mente, e isto é bom. Eu quero que estas qualidades cresçam e se espalhem.”

Sinta-se livre para mudar as palavras de acordo com suas necessidades e desejos.

Animais e crianças

Mente ativa pode funcionar com animais e com crianças ou com aqueles que não podem fazer a técnica sozinhos.

Passo 1
Estabeleça uma relação emocional com o animal ou a pessoa a ser ajudada. Isto pode ser feito com palavras gentis e acariciando, dando tapinhas, segurando ou abraçando.

Passo 2
Enquanto mantém contato físico com o animal ou pessoa de um modo confortante, faça uma afirmação a favor de quem está sendo ajudado. Exemplo:

“(Nome do animal ou pessoa) tem um problema e pode ser mudado. (Nome) quer que o problema vá embora.”

Passo 3
Toque o animal (assumindo um mamífero) ou a pessoa preferivelmente no peito, ou em cada junta do ombro, e atrás do pescoço. Se for inconveniente o toque atrás do pescoço, toque o peito novamente.

Passo 4
Faça a respiração com uma mão em contato com a parte superior do animal ou a cabeça da pessoa e inale, e a base da espinha (ou junta do quadril) na exalação.

Dicas e sugestões

1. Use uma “Escala de intensidade”. Marque um número que representa a intensidade do problema antes de usar o TMA, com “0” sendo sem problemas e “10” com um problema muito sério, depois selecione um número após cada rodada para monitorar o progresso.
2. Sempre que possível use sentimentos e sensações específicas na descrição do problema, não rótulos abstratos. “Eu tenho frio” é abstrato; “Estou com o nariz entupido” é específico. “Eu estou bravo” tudo bem. “Eu sinto uma coisa ruim em meu plexo solar” é melhor.
3. Se uma dor ou outro sintoma muda de localização após uma ou mais rodadas de TMA, assuma que o novo local representa um sintoma diferente em uma diferente camada de tensão, onde o sintoma é do mesmo tipo do primeiro ou não. Por exemplo, uma sessão de TMA pode começar com uma dor no peito na primeira rodada, e mudar para uma dor no ombro ou tremores nas pernas na próxima rodada.
4. Se um sintoma físico não muda após três rodadas de TMA, assuma que uma emoção suprimida está envolvida, mesmo se for consciente ou não. Em geral, assuma raiva ou medo como tentativa e erro. Use afirmações como “Pode ser raiva em meu ombro”, ou “Meus olhos podem estar com medo de alguma coisa”.
5. Quando o TMA não funciona, use alguma coisa mais, ou combine o TMA com outra técnica.

Usos para a Técnica da Mente Ativa (TMA)

Abaixo uma lista parcial onde a TMA tem sido usada com sucesso.

Alívio de dores e sofrimentos físicos
Costas (superior, média, inferior); ombros; articulações; músculos (incluindo mialgia); dores de cabeça e enxaquecas; dor no pescoço e rigidez; dor ocular; dentes, gengivas e maxilares; ossos; pele; coração; tendões; uterino, vaginal e cervical; dor generalizada.

Alívio de outras condições físicas
Entorpecimento e formigamento; artrites (dor, inchaço, rigidez); câncer (alívio da dor, náusea do tratamento, questões emocionais relacionadas); rigidez (junta e músculo); condições da pele (dermatites, eczema, urticária, inchaço, prurido); sintomas de alergia; náusea (incluindo enjoo causado pelo mar); gerenciamento do peso (incluindo desejos); zumbido; pressão de comer; tremores diabéticos; frio, sintomas de seio e gripe; falta de respiração; fadiga e exaustão; fraqueza; tonturas e vertigens; excesso de energia e nervosismo; excesso de calor e sensação de queima; sintomas da menopausa (incluindo calor instantâneo); insônia; melhora da visão (miopia, hipermetropia, distorção); estresse físico e tensão em geral.

Dores e sentimentos emocionais
Medo, paranoia e fobia de vários tipos; ansiedade (específica e generalizada); raiva e ressentimento; culpa e tristeza; infelicidade; depressão; perda; abandono; traição; tristeza; abuso; estresse emocional e tensão em geral.

Questões e dores mentais
Dúvida; confusão; indecisão; conflito; preocupação; autovalor e autoestima; crítica e pensamentos negativos; pesadelos; autismo; estresse mental e tensão em geral.

Hábitos
Roer unhas; fumar; urinar na cama; ingestão de álcool (controle do desejo).

Observação: TMA – Em inglês DMT

Nota: Você pode copiar, compartilhar e postar este texto quantas vezes o desejar com a condição de não ser vendido.

Fonte: www.huna.org ou www.huna.net / 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário